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Uma imagem do palácio novo real no castelo de Praga projetou-se em uma parede do sótão por um furo no telhado de telha.

Câmera Obscura

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Câmera obscura (plural camera obscura ou camera obscuras ; [1] [2] do latim , significando “dark room”: camera “(abobadada) câmara ou sala”, e obscura “dark, dark”), também conhecida como pinhole image é o fenômeno óptico natural que ocorre quando uma imagem de uma cena no outro lado de uma tela (ou, por exemplo, uma parede) é projetada através de um pequeno orifício na tela como uma imagem invertida e invertida (da esquerda para a direita e de cabeça para baixo ) em uma superfície oposta à abertura. Os arredores da imagem projetada têm que ser relativamente escuros para que a imagem fique clara, então muitos experimentos históricos de câmara escura foram realizados em salas escuras.

O termo “camera obscura” também se refere a construções ou dispositivos que fazem uso do princípio dentro de uma caixa, tenda ou sala. A camerae obscurae com uma lente na abertura tem sido usada desde a segunda metade do século XVI e tornou-se popular como uma ajuda para desenhar e pintar. A caixa de camera obscura foi desenvolvida na câmera fotográfica na primeira metade do século XIX, quando caixas de camera obscura foram usadas para expor materiais sensíveis à luz na imagem projetada.

Antes do termo “camera obscura” ser usado pela primeira vez em 1604, muitas outras expressões foram usadas, incluindo “cubiculum obscurum”, “cubiculum tenebricosum”, “conclave obscurum” e “locus obscurus”. [3] Um dispositivo de câmara escura sem uma lente, mas com um orifício muito pequeno, é por vezes referido como uma ” câmara pinhole “, embora isto se refira mais frequentemente a câmaras sem lente (caseiras) simples nas quais é utilizado filme fotográfico ou papel fotográfico.

Um diagrama de uma câmera obscura com uma imagem vertical na parte superior.

Um dispositivo de câmera escura consiste em uma caixa, tenda ou sala com um pequeno orifício em um lado. A luz de uma cena externa passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde a cena é reproduzida, invertida (de cabeça para baixo) e invertida (da esquerda para a direita), mas com cores e perspectivas preservadas. A imagem pode ser projetada no papel e, em seguida, pode ser rastreada para produzir uma representação altamente precisa. Para produzir uma imagem projetada razoavelmente clara, a abertura deve ser de aproximadamente 1/100 da distância da tela, ou menos. Muitos camerae obscurae usam uma lente em vez de um orifício (como em uma câmera pinhole ) porque ela permite uma abertura maior , proporcionando um brilho útil enquanto mantém o foco.

À medida que o orifício é reduzido, a imagem fica mais nítida, mas a imagem projetada fica mais escura. Com um orifício muito pequeno, no entanto, a nitidez piora devido à difraçãoUsando espelhos, como em uma versão aérea do século XVIII, é possível projetar uma imagem com o lado direito para cima. Outro tipo mais portátil é uma caixa com um espelho inclinado projetando-se sobre papel vegetal colocado no tampo de vidro, a imagem sendo vertical (mas ainda invertida), conforme vista de trás.